Vamos fazer música, vamos divertir-nos

Podes consultar em baixo as atividades que te propomos:

18-03-2021

Caros alunos esperamos que estejam bem. Aqui vos deixamos mais uma vez a atividade da AEC de Ensino da Música, para realizarem em casa. 

Esta semana vamos realizar a atividade temática relativa ao Dia do Pai e o que te propomos, uma vez que o dia do pai, é já no dia 19 de Março, é que oiças e cantes a adaptação da canção: Eu Gosto de ti Pai! Disponível no link:

10-03-2021

Caros alunos esperamos que estejam bem, e com vontade de realizar mais uma atividade da AEC de Ensino da Música. Para esta semana vamos realizar a atividade temática relativa ao Dia do Pai e o que te propomos, com a devida antecedência, uma vez que o dia do pai é só no dia 19 de Março é a de preparares uma adivinha musicada e a canção temática do Dia do Pai.

1.º Ouve e aprende a cantar a adivinha musicada sobre o dia do Pai (Anexo 1/página 1– letra da adivinha e Anexo 2 – Instrumental da adivinha);

Anexo1:

https://drive.google.com/file/d/17WNFZrXjcnzSwpepbfMsrE0qRorrCE3_/view?usp=sharing

Anexo 2:

https://drive.google.com/file/d/1rSqITd65MSQ4yL1CT9LARJ-ZENhQq3gK/view?usp=sharing

2.º Canta a canção temática do dia do Pai (Anexo 1/página 2 – letra da canção do dia Pai e Anexo 3 – Instrumental da canção do dia Pai). 

Anexo 3: 

https://drive.google.com/file/d/1tYn8Aki2tAes_tFK_h0TpEMtb36BA6tB/view?usp=sharing

Como vais ter muito tempo até ao dia do pai para prepares a adivinha musicada e a canção, deixamos-te o desafio de gravares um vídeo a cantares a adivinha e a canção ao teu Pai, no dia 19 de Março e enviares o mesmo para os teus professores de música.

Sejam felizes e protejam-se.

Os Professores da AEC de Ensino da Música 

José Rui do Monte e David Ferreira

 

03-03-2021

Olá meninos e meninas, esperamos que se encontrem todos bem.

Desta vez o desafio que vos trazemos é ouvirem e acompanharem uma música que se chama “Marcha Turca” do compositor Wolfgang Amadeus “Mozart”.

Antes de executares a atividade podes ler o pequeno texto sobre ele (Anexo 1), para o conheceres melhor.

https://drive.google.com/file/d/1fpdIfK0Zy6m5vKF9ZFf8RFxRoUpjv8nZ/view?usp=sharing

A atividade é muito divertida, utilizando do teu material escolar, uma tesoura, um estojo com fecho, um lápis e uma folha de papel embrulhada, faz a leitura rítmica da obra anteriormente referida. (Anexo 2)

https://drive.google.com/file/d/1LzNb0MS8O8lOZK6sC-FGkBOwWvEJJPIO/view?usp=sharing

A cada quadrado do esquema corresponde uma pulsação, sempre que aparecer uma imagem de um utensílio do teu material escolar deves executar um batimento rítmico.

Executa o esquema primeiro sem acompanhamento e só depois de escutares bem o instrumental da Marcha Turca (Anexo 3), é que executas o mesmo com o respetivo instrumental. 

https://drive.google.com/file/d/1rxZ800LCFmU1L8vPB3b6a8q-0veuj7UM/view?usp=sharing

Esperemos que gostem e nos enviem os vossos trabalhos em formato vídeo.

Aproveitem também para verem o vídeo divertido sobre a Marcha Turca e os instrumentos musicais da orquestra sinfónica, no link:

Até à próxima e fiquem bem.

24-02-2021

“Olá Amiguinhos” Esperamos que se encontrem bem. Nunca é de mais ressalvar que nesta fase que atravessamos é importante passar valores, tais como a amizade, a partilha, a entreajuda, a solidariedade, são bens cada vez mais preciosos e nada melhor do que comemorarmos o dia de São Valentim, que foi no passado dia 14 de fevereiro.

Canta a canção do Dia de São Valentim com a respetiva sugestão de atividade: (Anexo 1 – Letra da canção e Anexo 2 – Instrumental da canção). https://drive.google.com/drive/folders/1BrTiV6obrouWaqExhkh64eM0pH1JqMq7?usp=sharing

Não te esqueças também que a flauta de bisel faz parte do teu material escolar e que deves regularmente tocar o reportório que já trabalhastes nas aulas, bem como as obras obrigatórias do 7.º Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo”.

Bom trabalho! Os docentes da AEC de Ensino da Música José Rui do Monte e David Ferreira

17-02-2021

Olá caros alunos, esperamos que se encontrem bem. Continuamos com muitas saudades vossas.

Então esta semana vamos comemorar o Carnaval, e a atividade que temos para realizares vai ser muito divertida.

1.º Escuta e canta a canção “Viva o Carnaval, viva a palhaçada” (Letra – Anexo 1 e Instrumental – Anexo 2 no link CARNAVAL 2021 em baixo);

2.º Escolhe e pinta uma das máscaras dos palhaços que fazem parte da letra da canção, (Palhaços da letra da canção – anexo 3 no link CARNAVAL 2021 em baixo).

Após a realização das atividades, as mesmas devem ser enviadas para os professores da AEC de Ensino da Música, José Rui do Monte – email: joseruimonte@sapo.pt ou para o professor David Ferreira – email: davidmtrip@hotmail.com.

Bom trabalho

CARNAVAL 2021 https://drive.google.com/drive/folders/1If5EvRfxvwPQlAHWD-Bkc9KGu2PZwXoQ?usp=sharing

10-02-2021- 4º Ano

Olá caros alunos do 4°ano de escolaridade, esperamos que se encontrem bem. Já estamos com muitas saudades vossas.

Então esta semana, vimos fazer-vos dois desafios, que podes realizar em casa e depois, com a ajuda dos teus pais, enviar para o email do teu professor de Música:

1.º Este ano letivo vamos realizar o 7.º Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo”, e contamos com a participação dos alunos neste magnifico evento. Para que os mesmos possam participar terão que iniciar já a sua preparação através da execução da obra obrigatória para cada ano de escolaridade/nível do concurso.

Para o 4​.º Ano de Escolaridade foi selecionada a obra “Mr. The Pump” (anexo 1), como atividade para esta semana os alunos devem tocar a obra, primeiro a solo e num andamento lento, depois devem realizar uma audição ativa (seguindo a pauta e ouvir o instrumental com flauta guia (anexo 2). 

​​​Segue também em anexo toda a informação relativa ao concurso de Flauta de Bisel (anexos 3 e 4)

2.º Canta a canção temática alusiva à estação do ano do Inverno “Está um frio de rachar”, (anexo 5 – Letra da canção, anexo 6 – instrumental com voz guia);

 

Após a realização das atividades, as mesmas devem ser enviadas para os professores da AEC de Ensino da Música, José Rui do Monte – email: joseruimonte@sapo.pt ou para o professor David Ferreira – email: davidmtrip@hotmail.com.

Bom trabalho

PASTA DE FICHEIROS:

https://drive.google.com/drive/folders/1Td7nJbnXI24fp11ltGFSCyX8wodltmFG?usp=sharing

10-02-2021 – 3º Ano

Olá caros alunos do 3°ano de escolaridade, esperamos que se encontrem bem. Já estamos com muitas saudades vossas.

Então esta semana, vimos fazer-vos dois desafios, que podes realizar em casa e depois, com      a ​ajuda dos teus pais, enviares para o email do teu professor de Música:

1.º Este ano letivo vamos realizar o 7.º Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo”, e contamos com a participação dos alunos neste magnifico evento. Para que os mesmos possam participar terão que iniciar já a sua preparação através da execução da obra obrigatória para cada ano de escolaridade/nível do concurso.

Para o 3​.º Ano de Escolaridade foi selecionada a obra “Dominó”  (anexo 1), como atividade para esta semana os alunos devem tocar a obra, primeiro a solo e num andamento lento, depois devem realizar uma audição ativa (seguindo a pauta e ouvir o instrumental com flauta guia  (anexo 2) 

​Segue também em anexo toda a informação relativa ao concurso de Flauta de Bisel ( anexos 3 e  4)

 

2.º Canta a canção temática alusiva à estação do ano do Inverno “Está um frio de rachar”, (anexo 5 – Letra da canção, anexo 6 – instrumental com voz guia);

 

Após a conclusão das atividades, as mesmas devem ser enviadas para os professores da AEC de Ensino da Música, José Rui do Monte – email:  joseruimonte@sapo.pt ou para o professor David Ferreira – email:  davidmtrip@hotmail.com.

Bom trabalho

PASTA DE FICHEIROS:

https://drive.google.com/drive/folders/1D6q7w0gCgQU1XF57qmq8sbWFzShMv-eJ?usp=sharing

10-02-2021 – 2º Ano

Olá caros alunos do 2°ano de escolaridade, esperamos que se encontrem bem. Já estamos        com muitas saudades vossas.

Então esta semana, vimos fazer-vos dois desafios, que podes realizar em casa e depois, com a  ​ajuda dos teus pais, enviar para o email do teu professor de Música:

1.º Este ano letivo vamos realizar o 7.º Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo”, e contamos com a participação dos alunos neste magnifico evento. Para que os mesmos possam participar terão que iniciar já a sua preparação através da execução da obra obrigatória para cada ano de escolaridade/nível do concurso.

Para o 2​.º Ano de Escolaridade foi selecionada a obra “Swimming Pool”  (anexo 1), como atividade para esta semana os alunos devem tocar a obra, primeiro a solo e num andamento lento, depois devem realizar uma audição ativa (seguindo a pauta e ouvir o instrumental com flauta guia  (anexo 2) 

​Segue também em anexo toda a informação relativa ao concurso de Flauta de Bisel ( anexos 3 e  4)

2.º Canta a canção temática alusiva à estação do ano do Inverno “Está um frio de rachar”, (anexo 5 – Letra da canção, anexo 6 – instrumental com voz guia);

 

Após a conclusão das atividades, as mesmas devem ser enviadas para os professores da AEC de Ensino da Música, José Rui do Monte – email:  joseruimonte@sapo.pt ou para o professor David Ferreira – email:  davidmtrip@hotmail.com.

Bom trabalho

PASTADE FICHEIROS:

https://drive.google.com/drive/folders/1kVVk4CSBrX6Ns-_SOxspQXYY7vmHc3Rz?usp=sharing

 

10-02-2021 – 1º Ano

Olá caros alunos do 1°ano de escolaridade, esperamos que se encontrem bem. Já estamos com muitas saudades vossas.

Então esta semana, vimos fazer-vos dois desafios, que podem realizar em casa e depois, com a ajuda dos teus pais, enviar para o email do teu professor de Música:

 

1.º Vamos aprender a nota musical “Lá”, vê no anexo 1, onde se coloca a nota musical na pauta e como se toca na flauta de bisel. Depois tenta tocar a obra “Trippy” com as notas musicais Si e Lá.

No mesmo anexo tens um exercício para realizares que é o de colocares corretamente as notas musicais Si e Lá na pauta e pintares os orifícios na flauta de bisel.

2.º Canta a canção “O Inverno É Mau”, (anexo 2 – Letra da canção, anexo 3 – instrumental com voz guia);

Após a conclusão das atividades, envia as mesmas para os professores da AEC de Ensino da Música, José Rui do Monte – email: joseruimonte@sapo.pt ou para o professor David Ferreira – email: davidmtrip@hotmail.com.

Bom trabalho

PASTA DE FICHEIROS:

https://drive.google.com/drive/folders/1Wt8RiWMrBKG3i-bzEoOTd_Gq_2DE0Cxj?usp=sharing

22-06-2020

– Ouve e canta a canção: “No Verão” no link:

https://www.youtube.com/watch?v=G2Iz7TruEfA

16 – 06 – 2020

6.º Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo”

– Adapta gestos à letra da canção.

O Município de Redondo à semelhança de anos anteriores vai realizar a 6.ª edição do Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo”, mas só exclusivamente para os alunos do Agrupamento de Escolas de Redondo (Centros Escolares de Redondo e Montoito).

Após a receção das inscrições esta semana é tempo de gravares os vídeos das obras obrigatória e facultativa para cada nível do concurso/ano de escolaridade até ao dia 19 de junho de 2020. Depois de gravares os vídeos envia os mesmos para os mails dos teus professores de música: José Rui do Monte – email: jmonte@cm-redondo.pt ou David Ferreira – email: davidmtrip@hotmail.com .

Dá o teu melhor e na próxima semana ficarás a saber se és um dos vencedores/premiados do 6.º Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo”.

09-06-2020

Esta semana na AEC de Ensino da Música vamos recordar os “Santos Populares” que se vão realizar nas noites de 12 para 13 (Santo António), de 23 para 24 (São João), e de 29 para 30 (São Pedro), do mês de junho.

Nestas noites é tradição haverem Marchas Populares e Arraiais por todo o País cheios de alegria e boa disposição.

Assim sendo a proposta de atividade desta semana é a seguinte:

Ouve e canta a marcha popular “São João Bonito”, que está disponível no link:

Os alunos dos 3.º e 4.º anos podem tocar na flauta de bisel o refrão da marcha popular “São João Bonito” que está disponível no link:

Elabora uma coreografia para a marcha popular “São João Bonito”;

02-06-2020 Esta semana na AEC de Ensino da Música vamos visualizar o filme da aventura entre os habitantes da ilha da “Sinfonia e do “Jazz”, que está disponível no link:

Antes da visualização do filme dá uma leitura ao documento de apoio em anexo na pasta de Música como atividade 3. Durante o filme ouve com muita atenção os ambientes sonoros gerados pelos diferentes géneros musicais e as famílias de instrumentos que tocam em cada uma das ilhas.

Não te esqueças também que as inscrições para o VI Concurso de Flauta de Bisel “Município de Redondo” terminam na próxima sexta-feira dia 5 de junho de 2020, estamos a contar com a vossa participação.

Fica bem e protege-te.

Beijinhos e Abraços dos Professores da AEC de Ensino da Música José Rui do Monte e David Ferreira

26-05-2020 Olá Meninos e Meninas esta semana na A.E.C. de Ensino da Música vamos preparar as comemorações do “Dia Mundial da Criança”, que se vão realizar no próximo dia 1 de junho de 2020. Já que neste dia é hábito haverem sempre surpresas nós desafiamos-te a preparar uma que é o de ensaiares muito bem a canção do dia da criança, que está disponível em baixo. Poderás ver a letra da canção na pasta “Música” acima.

Depois no dia da Criança fazes uma festa na tua casa e junto da tua família e cantas a canção para eles como surpresa e presente deste dia especial.Também não te esqueças que todas as crianças do Mundo tem direitos e que devemos estar alerta para as protegermos. Vê o vídeo dos amiguinhos Rita e João que eles têm umas informações importantes para ti. UM FELIZ DIA DA CRIANÇA!

Fica bem e protege-te.Beijinhos e Abraços dos Professores da A.E.C. de Ensino da Música:David Ferreira e José Rui do Monte

19-05-2020 A canção “Um jardim no Peito” é uma adaptação para português da música (Heal the World), de Michael Jackson que significa “Curar o Mundo”, esta fantástica adaptação do professor de música José Carlos Godinho refere na letra do refrão: “um jardim, faz um lugar melhor, pra ti e pra mim, e pra todos em redor. E vai ser perfeito, se quiseres abrir o teu peito. Um lugar melhor, pra ti e pra mim”. Esperemos que depois desta fase todos tenham o peito mais aberto e que o Mundo seja um lugar melhor para todos.